Reforma e contra-reforma - (Trabalho incompleto)
Nome: jamine da silva vieira
o CRISTIANISMO E SUAS MULTIFASES
Resenha apresentada à disciplina História como avaliação parcial da quarta unidade, sob a orientação do professor Raul.
SEFFNER, Fernando. “Da reforma à contrarreforma”. In: O cristianismo e suas multifases. Brasil: Atual Editora, 1996, p 15-50 e p 61-73.
O cristianismo e suas multifases
Jamine da Silva Vieira
Sabe-se o cristianismo é uma grande caldeira de diversidade de credos e dogmas, e através desse texto o Fernando Seffner conta como se deu o processo de derivação da religião cristã, e através de relatos por escrito de pioneiros da reforma, como Lutero, e contra reforma remonta o cenário em que tudo se deu lá na Europa.
O feudalismo, sistema da Europa na Idade Média, assim como outros sistemas de organização do estado e da sociedade, teve um início, um ápice e fim, e a igreja católica esteve presente, e foi um fator determinante já que estava diretamente ligada a organização da sociedade, em todos esses momentos do feudalismo. No capitulo “A igreja durante o início da Idade Moderna” o autor fala sobre como se deu o processo de construção de uma nova face da igreja, face essa que iria buscar forças nos estados-nações que surgem com a crise no feudalismo. A partir das concordatas nas quais o papado deu a algumas monarquias o direito de nomear bispos e abades e em troca a monarquia teria o apoio da igreja em seu governo. Depois de se estabelecer nas monarquias a igreja teve que fazer algumas adaptações ao sistema capitalista no qual se havia inserido e isso incluía a apropriação de antigos preceitos a nova realidade. Como mostra o texto no trecho seguinte “Tanto os padres de paroquias como os bispos, cardeais e o papa procuraram aumentar seus rendimentos e os da igreja o que termina por ampliar e tornar mais visível a corrupção e a avareza da igreja perante a população...”. A peste negra, doença