Reforma Protestante
1.As reformas no contexto da modernidade No inicio da idade moderna as divioes do cristianismo e a constituição de igrejas se autodenominaram protestantes. A reforma protestante foi alem da critica aos dogmas e patricas do catolicismo que abalaram a hierarquia eclesiástica (É a posição de importância e poder de comando na igreja). A Reforma contribui para modifica as instituições políticas ,sociais e econômicas da Europa. A Contrarreforma,por sua vez,refere-se ao movimento que pretendeu repensar o catolicismo,abalado pelas criticas e a iniciativas dos reformadores protestantes.No concilio de Trento,o papa e os cardeais concluíram que a doutrina católica não precisaria ser modificada. 1.1 O combate às heresias(é qualquer doutrina cristã contrária aos dogmas da Igreja Católica.)
Muitos grupos declarados heréticos pela igreja denunciavam a corrupção do clero. Com o objetivo de combater as heresias e as seitas contrarias aos dogmas do catolicismo,a igreja criou, durante o século XIII a Inquisição,que tinha por finalidade investigar e corrigir o que as autoridades católicas consideravam erros doutrinais.
2 Martinho Lutero: critica à igreja e justificação pela Fé.
Martinho Lutero ,foi o impulsionador da reforma religiosa na região da atual Alemanha.Ele aceitava as idéias de liberdade de culto e de liberdade da consciência individual.Lutero acreditava que a salvação da alma resultava da Fe e que as obras em nada influíam para a salvação.A partir dessas idéias,Lutero condenou a venda de indulgencias como passaporte para o reino dos céus.
Diante do poderio econômico e dos abusos cometidos pelos eclesiásticos,diversos segmentos sociais faziam fortes criticas à Igreja,o que criou um terreno favorável para a reforma religiosa Lutero criou um documento que continha noventa e cinco criticas ao papado,esse documento foi o que deu inicio ao confronto entre o Roma e o monge rebelde,Lutero.