Reforma Protestante
Objetiva-se com esse trabalho apresentar o conteúdo relacionado à Reforma Protestante a alunos de ensino fundamental, em específico, alunos do oitavo ano. Apresenta-se também uma síntese do contexto histórico vigente na época ressaltando características do mesmo, e expondo o conteúdo em linguagem clara e objetiva, aspirando que o estudante compreenda o material elaborado com clareza.
RENASCIMENTO
O Renascimento foi um movimento oriundo do inicio da modernidade, onde indivíduos passam a quebrar com toda a formação sócio histórica construída na Idade Media. Conhecido como o século das luzes, o século XVI foi marcado pela retomada da leitura de pensadores clássicos, que originou o começo de questionamentos a Igreja Católica e a sua relação com a sociedade, dando inicio a uma desconstrução da visão teocentrista predominante daquela época. Colocando, pela primeira vez em séculos, o homem como figura principal da historia.
Ocorreram durante o Renascimento grandes movimentos artísticos – pinturas, esculturas, textos literários – exaltando o homem, colocando-o sempre no centro do universo – Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli expressam tais características antropocêntricas com bastante veemência. Marcado também pela retomada de estudos científicos, a razão se sobrepondo ao divino e sobrenatural, pode-se citar Galileu Galilei arquitetando instrumentos ópticos, levantando a hipótese do movimento de translação da terra – fato este responsável pela perseguição da inquisição.
Pode-se dizer que a invenção da imprensa, alavancada após a invenção da prensa móvel pelo inventor alemão Gutenberg, em 1439; Descobrimentos marítimos; e Prática do mecenato (patrocinadores dos artistas intelectuais) foram uns dos principais fatores que contribuíram para a difusão do Renascimento.
Apesar do encanto pelo passado, pode-se dizer que o Renascimento não se apresenta como um mero retorno à Antiguidade clássica.