Reforma Protestante
ALUNO
Prof.
Instituto Teológico Quadrangular
Introdução a Teologia
16 de Março de 2014
Resumo
A Reforma Protestante teve inicio no século XVI por Martinho Lutero, incentivado pelas praticas ilícitas, e pelas indulgências que estavam sendo vendidas nas praças, pelos membros do clero. E criou suas 95 teses que foram de frentes com todas as praticas erronias do clero.
Palavras chaves: Clero, Lutero, Reforma.
Introdução
A Reforma Protestante foi um movimento religioso iniciado no século XVI, por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica e contra vários elementos da Realeza que pretendia dominar a Igreja e obter os seus bens por fins políticos e aumentar seu poder, assim, propôs uma reforma do catolicismo.
Martinho Lutero foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas ilícitas e a venda de indulgências. Ao entrar para a Igreja, ele obteve contato direto com as atitudes do catolicismo perante seus seguidores. Ao perceber as práticas errôneas realizadas pelos membros do clero, ele resolveu aprofundar seus estudos para criar uma maneira correta na Igreja.
E cinco doutrinas essências na Reforma foram: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria.
Inspirado pelo versículo bíblico “O justo se salvará pela fé”, Lutero iniciou a escrita das famosas 95 teses luteranas que foram de encontro às práticas dos membros do clero. Entre as teses mais importantes, destacou-se, principalmente, a afirmativa da fé cristã como único caminho para salvação eterna e a Bíblia como única fonte para a fé. Essas ideias foram lançadas contra a postura da Igreja que em 1520 excomungou Lutero pelos seus ideais reformistas. Varias tentativas de parar o movimento luterano, incluindo uma condenação imperial e o Édito Worms que proibiu os textos de Lutero e os classificou como inimigo do Estado.