Reforma luterana
QUEM FOI MARTINHO LUTERO
Martinho Lutero foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão. Ainda jovem, preocupado com sua salvação, tornou-se monge. Nos seus estudos percebeu que para ter o perdão de Deus não era necessário castigar, e sim ter fé Em 1507, escreveu as 95 teses. No ano de 1517, publicou as teses. Elas foram consideradas um confronto a igreja, e Martinho Lutero foi excomungado, e considerado um criminoso.
No ano de 1520, escreveu três tratados, que deram início ao luteranismo e a reforma. Em 1525, traduziu a Bíblia para o alemão. Foi autor de várias obras, sendo que as principais eram um confronto a Igreja, e algumas a outros povos, como os judeus. Lutero morreu em Eisleben, em 18 de fevereiro de 1546. Depois de sua morte, agravaram-se as dissensões não só entre as igrejas protestantes, como no próprio luteranismo. A figura de Lutero permaneceu, porém, como a do grande inspirador da Reforma.
MARTINHO LUTERO
AS 95 TESES
Foram textos onde Lutero registrou suas conclusões sobre a igreja católica da época. Ele comparou os ensinamentos de Jesus com os ditames da Igreja católica naquela época. Concluiu que a Igreja não seguia o evangelho de Jesus como deveria e além de tudo ainda usava os ensinamentos dele para obter riquezas dos nobres que não tinham conhecimento eclesiástico.
ALGUMAS TESES
21 - Eis porque erram os apregoadores de indulgências ao afirmarem ser o homem perdoado de todas as penas e salvo mediante a indulgência do papa. 27 - Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório 45 - Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com indulgências, não adquire indulgências do papa. mas provoca a ira de Deus.