Reforma Luterana 2015 extra para 18
TEXTO BÍBLICO: JEREMIAS 18.1-6.
Cor litúrgica: Vermelha
PALAVRAS PARA O ORIENTADOR
1 - TEXTO
O Reino de Judá, nos primeiros anos do séc. VII, vivia com Josias (639-609) um pouco da glória do período davídico-salomônico. As terras da Palestina, ainda entre duas potências (Assíria e Egito), garantia, graças a uma boa política, sua autonomia. Assim, Israel vivia um momento de reencontro com Deus, sob o comando do rei Josias que aceitou praticar uma reforma religiosa na vida do país. Não foram muitos os reis que caminharam com o povo no culto a Javé, pois uma das características do reinado em Israel era a pratica do distanciamento de Deus. Porém, Josias morreu e o projeto de reforma religiosa não avançou como deveria.
Nesta época atua o profeta Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes da cidade de Anatote, do território da tribo de Benjamim. Ele atuou como profeta de Deus no reino de Judá, por volta de 627 a 582 a. C. Em seu primeiro estágio profético, Jeremias participou da reforma religiosa. Contudo, já nesta fase, surgiram os inimigos babilônicos. Quando da brusca morte de Josias e a mudança ocorrida no comando político, Jeremias passa a ser arauto de Deus no campo sócio-político. Isto lhe rende ameaças de morte e perseguições. Ele foi considerado um traidor da pátria.
O povo de Israel há muito tempo não estava mais interessado na verdade, especialmente no que dizia respeito aos seus pecados. Jeremias foi uma pedra no sapato desta gente porque falou aquilo que não queriam ouvir. Precisou dizer que, se não se arrependessem, Deus os castigaria. E o castigo de Deus veio. O rei da Babilônia com seu poderoso exército invadiu Jerusalém, destruiu a cidade e o templo, e parte do povo, todas as riquezas e o tesouro do templo foram levados para a Babilônia.
Agora, o profeta Jeremias está experimentando um momento de muita angústia. Durante muito tempo apostara no futuro, acreditando que as coisas que Deus dissera sobre seu povo, Israel, iriam