Reflita Sobre
Secretaria do Consumidor divulga balanço das campanhas de recall
Segurança
Em 2014 foram registradas 120 campanhas de recall. Objetivo é evitar ou minorar acidentes de consumo
A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, divulgou nesta segunda-feira (23) o Boletim Saúde e Segurança do Consumidor. O documento apresenta balanço das campanhas de recall realizadas em 2014.
"Recall" são convocações de fabricantes para que os consumidores troquem um produto ou uma peça com defeito de fabricação que pode gerar riscos à sua saúde e segurança. Em 2014, a Secretaria registrou 120 campanhas de recall.
Em 2015, o Boletim passa a trazer, além dos dados que já divulgava nas duas edições anteriores, os Índices de Atendimento das campanhas de recall dos anos de 2013 e 2014.
Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, “com essa inovação, os consumidores contarão com instrumentos e mecanismos ainda mais eficazes e transparentes para a garantia de seus direitos”. Os índices de atendimento dos recalls são as quantidades e percentuais dos atendimentos dos fornecedores aos consumidores afetados por produtos potencialmente nocivos e perigosos.
Juliana diz que o objetivo do chamamento é evitar ou minorar acidentes de consumo, além de reparar ou substituir o produto ou serviço defeituoso.
”Nos casos de produtos que apresentaram defeitos, colocando em risco a saúde e a segurança do consumidor, a empresa deve fazer uma campanha de chamamento para corrigir a falha. O recall serve para chamar a atenção do consumidor para um problema”, disse.
Juliana ressaltou ainda a importância do consumidor conferir o selo de garantia dos produtos antes de comprá-los. “O consumidor precisa escolher produtos seguros. O