Reflexões Socrates
“Assim, quem acrescentar à opinião verdadeira de um ser à diferença que o distingue dos demais, terá adquirido conhecimento do que antes ele tinha apenas opinião. Logo, a opinião verdadeira de qualquer coisa diz respeito às diferenças.” (Sócrates).
1. Desenvolva uma interpretação sobre o pensamento acima e finalize com um exemplo sobre o nosso cotidiano:
Sócrates questiona o valor do conhecimento humano. Ele percebeu que a sabedoria começa pelo reconhecimento da própria ignorância.
Um ser que tenha uma opinião formada apenas por suposições sobre o outro, precisa se conhecer melhor, para depois adquirir o conhecimento verdadeiro.
Como por exemplo, abrimos um jornal e nele uma noticia cotidiana “Jovem é morto por traficantes”. A maneira que vamos interpretar vai nos dizer o que é verdadeiro naquele momento. É claro que o primeiro julgamento é de que o menor morto era apenas mais um delinquente que estava envolvido no confronto, porém, ao longo das investigações descobrem que o jovem assassinado estava apenas passando pelo local e foi morto por engano.
Assim, podemos dizer que o conceito de ter uma opinião verdadeira é que precisamos nos inteirar realmente sobre o assunto e ter um estudo mais completo para que possamos fazer a diferença entre o todo.
2. A partir desse pensamento socrático, explicite a utilização dos conceitos de conhecimento, de opinião e de verdade: O conhecimento é o conjunto de informações, obtidas através das sensações que duram mesmo na ausência da experiência do sentido.
Opinião é um conhecimento limitado a respeito de alguma coisa, é a forma que cada um tem de expressar suas ideias.
Verdade é definida como junção de opiniões e experiências que levam ao discernimento e identifica a essência de algum ser.