REFLEXÕES SOBRE O HOMEM
Desse modo, o nível científico em que se movimen-tam teorias e práticas educacionais da Educação Física encontra seu funcionamento no nível filosófico, onde buscamos respostas às questões: O que são o homem e a realidade social? Qual o sentido da corporalidade e do movimento na vida humana?
REFLEXÕES SOBRE O HOMEM
Neste capítulo, apresentaremos nossas reflexões sobre o homem, procurando compreender a problemática da corporeidade inserida na totalidade da existência humana. Nessas reflexões, buscamos os fundamentos para pensar a Educação Física como fenómeno educativo.
Pensar o homem e sua realidade a partir de questio-namentos radicais, buscando compreender o sentido da vida humana, rião nos parece uma tarefa fácil. Essa compreensão, para nós, tem como ponto de partida uma experiência singular, originária, que é a experiência de ser — experiência fundamental que abarca o homem em sua totalidade existencial: como ser-no-mundo. Sendo assim, os conceitos e a linguagem nos parecem demasiado pobres para expressai- uma experiência que envolve o ho-mem não somente como um ser pensante, mas também como um ser que sente e age. Nessa experiência, sentir, pensar e agir não coexistem de forma dissociada, mas se fundem, sendo possível compreendê-los separadamente apenas em um nível puramente conceituai. O pensamento sobre a realidade humana não esgota nunca a riqueza da experiência. O homem e a vida permanecem sempre um mistério.
Pensar sobre o homem é difícil também, porque sendo o homem, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da reflexão, essa tarefa significa um desvelar do nosso pró-prio ser, uma compreensão das nossas crenças e uma busca de