Reflexões Sobre a educação física na educação infantil
As discussões em torno da educação física infantil vêm se intensificando, segundo a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) a educação física integrada á proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando se ás faixas etárias e as condições da população das escolas.
Podemos considerar que sua inserção na educação infantil em vencendo grandes barreiras, mesmo sabendo que para uma educação de qualidade não depende somente da lei, mas também de Politicas e ações governamentais. Em linhas gerais alguns estudos proporem uma organização afinada com os princípios de uma pedagogia voltada para a experiência e interesse da criança envolvendo diversas atividades curriculares na qual compete á professora “ generalista” uma organização mais próxima do modelo escolar e centrada em disciplinas curriculares, junto com a professora “especialista” com a formação em formação em diferentes áreas de conhecimento ( como por exemplo educação física) para ministrar aulas especificas; E abordando o tema do espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil, pensar o espaço e sua arquitetura parece- me tarefa imprescindível, para a educação infantil quanto aos outros níveis de ensino. A organização do espaço configura o ambiente do contexto educativo, influenciando as relações humanas. As pessoas produzem o espaço e sua arquitetura e, ao mesmo tempo, os mesmos as produzem.
A critica a um modelo escolarizante de educação tem sido feita por vários autores com Sayão, “ no caso da pré-escola no Brasil, a ideia de educação física e de outras disciplinas surge num primeiro momento muito mais num setor privado do que no publico”, preocupadas somente na quantidade do que na qualidade. Assim como tradicionalmente em corpos hierárquicos as(os) professoras (es) “generalistas” formadas no curso normal secundário ou em pedagogia e em grande maioria mulheres,