Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil
Resumo: A Psicologia Jurídica ou Forense é de grande relevância para o Direito, criando uma relação de contribuição para ambas às partes, contribuições na pericia, orientações, acompanhamento, prevenções, do objeto de estudo da psicologia que é o comportamento junto com a área jurídica e seus setores, um grande exemplo dessa contribuição é no setor penal.
Palavras-chave: psicologia jurídica, direito, área jurídica.
Introdução Reflexões sobre psicologia jurídica e seu panorama no Brasil, da psicóloga jurídica Fatima França, apresenta as relações da área da psicologia com o sistema de justiça, não somente estudando o comportamento, mas também as consequências das ações jurídicas sobre o individuo, os profissionais peritos da psicologia jurídica são produtores de conhecimento sobre determinado caso contribuindo para a melhor utilização do Direito, apesar de sua complementação, a psicologia é autônoma, assim havendo interação entre as duas ciências, a relação entre as ciências é medida em setores, assim sendo, Psicologia criminal, Psicologia penitenciaria, Psicologia Jurídica e as questões de infância e juventude, Psicologia Jurídica: investigação, formação e ética, Psicologia do Testemunho, Psicologia Jurídica e Direito de família, Psicologia Jurídica e Direito Civil, Psicologia Policial/Militar, entre outras .
Conclusão
Dessa forma é importante a presença da Psicologia Jurídica na ciência do Direito, buscando compreender a parte subjetiva, a Psicologia como uma ciência autônoma não se limita no objeto concreto do direito , como as leis , contribuindo o direito a um equilíbrio, como o comportamento, suas consequências e a quem afetará .
Referencias
FRANÇA, Fatima. Reflexões sobre Psicologia Jurídica e seu panorama no Brasil. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 6, p. 73-80, 2004.