Reflexões sobre Planejamento
A maior importância do planejamento consiste em tentar atingir aos seus objetivos de forma a obter uma integração parcial entre gestores e colaboradores. Em todos os casos, mas principalmente em empresas iniciantes, o planejamento é uma peça fundamental para a formulação de objetivos organizacionais, já que estes estão ligados a visão da organização quanto o seu futuro objetivando uma duração longa e próspera.
É comum as justificativas de empresas que não realizam planejamento estratégico, por conta dos altos custos incorridos, de fato um bom planejamento requer uma análise detalhada dos ambientes, trata-se de um exercício que envolve toda a organização, tomando tempo, esforço e custo, mas a grande recompensa vem pelo fato de a partir do planejamento a organização pode evitar erros futuros economizando tempo e recursos.
Ainda assim, após o diagnóstico obtido a partir do planejamento estratégico, ele não é uma peça acabada que não pode ser mudada, todo planejamento deve sofrer um acompanhamento que está ligado a função de controle dos resultados esperados para o alcance dos objetivos, nesse sentido, empresas de pequeno porte devem ter um cuidado especial ao avaliar a sua capacidade de dar manutenção ao processo de planejamento estratégico.
Baseado em um senso comum, há uma falácia que diz que somente organizações de grande porte, as ditas, de natureza competitiva, são convidadas a realizar um planejamento, sendo assim, é comum entre as organizações de pequeno porte, não se sentirem na obrigação de planejar as suas ações e ainda assim, as que a realizam, o fazem de forma não estruturada. Nesse sentido, o índice de mortalidade de organizações pequenas é