Reflexões sobre design patterns: quando usar, suas vantagens
RESUMO
Este texto trata de um assunto muito utilizado no dia-a-dia do desenvolvimento de software: Design Patterns. Esses são padrões de projetos utilizados principalmente por programadores, com o intuito de melhorar e facilitar o processo de desenvolvimento. Será apresentado neste artigo, estudo sobre as principais vantagens e desvantagens do uso de Designer Partterns. Devido a grande popularidade da linguagem de programação Java, a mesma foi utilizada durante o desenvolvimento do artigo como exemplo para demonstração de códigos, embora a aplicação desses padrões possam ser realizadas em diversas outras Linguagens Orientadas a Objeto.
PALAVRAS-CHAVE
Pattern, Design, Programação, Design Patterns, Java. INTRODUÇÃO
O processo de desenvolvimento de software tem evoluído muito nos últimos anos, fazendo com esse processo se tornasse uma verdadeira engenharia. Surge neste contexto a Engenharia de Software, uma área que define diversas visões de desenvolvimento do software, com a finalidade de facilitar todo o processo de desenvolvimento, melhorar a produtividade e principalmente garantir a entrega de um produto com qualidade. Dentre os processos de desenvolvimento, tem-se a programação do sistema, o que é visto por muitos como o real desenvolvimento de software, ou seja, onde será implementado em uma linguagem de programação o sistema.
A partir da necessidade de escrever o código de maneira mais flexível, facilitando dessa maneira a sua manutenção, e outros princípios básicos, tais como reutilização eficiente de código, bom uso de abstrações, herança, polimorfismo e outros, surgem os Padrões de Projeto, conhecidos como Design Patterns. Porém, existem ainda muitas dificuldades no uso dos Designs Patterns, gerando uma má utilização em problemas encontrados durante o desenvolvimento de software.
O presente artigo demonstra de forma sucinta os principais conceitos usados no Design Patterns, vantagens