Reflexões sobre café espresso
O café espresso foi criado e desenvolvido na Itália no início do século XX, mas até a década de 1940 era preparada sob pressão de vapor. Sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera em 1901, mas o termo "espresso" (expresso) surgiu por volta de 1946 com a comercialização das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste processo de extração do café. O café espresso é uma bebida produzida a partir da infusão de grãos torrados com a passagem de água quente através do café moído sob alta pressão. Como resultado do processo de extração todos os sabores e substâncias numa xícara de café expresso estão concentrados. Diferentemente do café coado, o espresso contêm uma quantidade bem maior de sólidos dissolvidos (vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína). Por isso ele se torna quimicamente complexo e volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem por meio da oxidação ou perda de temperatura.
Neste sentido, é importante ter claro, quais são as caracteristicas de um café espresso. Um café expresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e crema. A crema de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do expresso, composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares é a caracteristica mais marcante de um espresso. O espresso permite, serve de base para preparação de outros cafés, de outras bebidas, tanto quentes, quantas geladas também. Até então, temos oferecido aos clientes além do espresso, mais três cafés, o carioca, o macchiato e o cappuccino, que também tem caracteristicas que os definem.
O carioca, é um espresso “mais fraco”, por que na sua preparação é adicionada á xicara uma quantidade de água quente, porém, mantêm todas as propriedades do espresso. O café macchiato, como o próprio nome sugere, em Italiano significa café manchado, feito de ¾ de espresso e ¼ de leite vaporizado. O cappuccino