Reflexão
Reflexão sobre o
Texto – A Respeito da Fenomenologia ______________________________________________________________________
O texto “A Respeito da Fenomenologia” foi o primeiro texto efetivo que li sobre a Análise Fenomenológica e foi necessário fazer mais de uma leitura para compreendê-lo, pois em um primeiro momento achei o texto de complicado entendimento, não em função da escrita, mas por me deparar com questões antes não discutidas/refletidas sobre o homem e sua relação com o mundo, com os outros e afins. No entanto, na medida em que fui lendo, pude entrar em contato não com técnicas e métodos fenomenológicos, mas com uma reflexão não só no âmbito de uma teoria da psicologia, mas uma análise da minha própria postura frente ao mundo que me cerca e o meu conhecimento perante esse mundo.
Critelli, inicialmente apresenta de forma ampla um panorama da fenomenologia fazendo um paralelo com o saber metafísico, isto me permitiu ter uma visão abrangente dessas duas formas de pensar. Coloca que,
“a fenomenologia não nasceu como um método, tal como as ciências e técnicas modernas o supõem, mas como um questionamento da dissolução da filosofia no modo científico de pensar; da lógica inerente às ciências modernas; como critica à metodologia de conhecimento cientifico que rejeita do âmbito real e do próprio conhecimento tudo aquilo que não possa estar subordinado à sua estrita noção de verdade, de sujeito cognoscente e de objeto cognoscível”. (CRITELLI)
A partir deste trecho foi possível tomar conhecimento e me questionar sobre como a fenomenologia se constituiu, sobre esta desconstrução de um arcabouço metafísico, da sua ontologia, permitindo que outra ontologia fosse formada.
No decorrer do texto, me deparei com questões que me fizeram analisar e repensar o que pra mim estava esclarecido e bem simples, trechos como o questionamento do homem perante a crença da