reflexão
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO PARANÁ – ICSP
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
NOTAS DE AULAS
Prof.: Mestre Décio Luiz Mello Peixoto Faria
UNIDADE 1 – ESBOÇO HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DA SOCIOLOGIA
Ciência – definição
“A Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento, com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação”. LAKATOS; MARCONI (1999, p.21).
Exemplo: Água H2 + O Teorema de Pitágoras a² = b² + c²
Níveis do conhecimento científico
INORGÂNICO Estudado pelas Ciências Físicas
ORGÂNICO Estudado pelas Ciências Biológicas
SUPERORGÂNICO Estudado pelas Ciências Sociais
Sinergia ou efeito/fenômeno sinérgico
Diferentemente das Ciencias Físicas ou Exatas, nas Ciências Sociais, a resultado da soma 1+ 1 é diferente de 2. Tal fenômeno é denominado efeito sinérgico, onde a soma das partes é diferente da soma do todo.
Exemplo: Greves ou reivindicações sociais de qualquer espécie.
1 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS OU HUMANAS
a) Antropologia Cultural
Estuda as semelhanças e diferenças culturais, origem e história das culturas do homem, sua evolução e desenvolvimento, estrutura e funcionamento, em qualquer lugar e tempo.
Exemplos: Muçulmanos ortodoxos não comem carne de porco e rezam 5 vezes ao dia; Judeus, ao receberem algum presente, abrem-no distante da pessoa que o ofertou, etc.
b) Direito
Estuda as normas expressas com precisão, que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades.
Exemplos: Direito Trabalhista regulam normas de proteção ao trabalhador; Direito Civil divórcio; Direito Comercial Tipos de Contratos e transações comerciais; Direito Penal Especificação de penalidades por crimes