Reflexão e refração -resumo
O fenômeno da reflexão consiste na mudança da direção de propagação da energia. Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contato com uma superfície refletora.
A reflexão da luz é regida por duas leis.
Para representar graficamente a luz que se reflete em uma superfície, individualizam-se o raio incidente (RI) e o raio refletido (RR) e desenha-se uma reta perpendicular à superfície no ponto de incidência, denominada reta Normal (N).
O ângulo que o raio incidente forma com a normal é denominado ângulo de incidência (i), e o ângulo formado entre o raio refletido e a reta normal é denominado ângulo de reflexão ou ângulo refletido (r)
Refração da Luz
Um feixe de luz se desvia ao passar do ar para a água ou vice versa. Para observar esse efeito basta mergulhar um lápis em um copo com água. Esse desvio se deve a uma mudança na velocidade da luz ao passar de um meio transparente para outro e chama-se refração da luz.
Índice de refração é uma relação entre a velocidade da luz em um determinado meio e a velocidade da luz no vácuo (c). Em meios com índices de refração mais baixos (próximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, próximo a velocidade da luz no vácuo).
A velocidade de propagação da luz no ar depende da freqüência da luz, já que o ar é um meio material. Porém essa velocidade é quase igual a 1 para todas as cores. Ex: índice de refração da luz violeta no ar = 1,0002957 e índice de refração da luz vermelha no ar = 1,0002914. Portanto, nas aplicações, desde que não queiramos uma precisão muito grande, adotaremos o índice de refração do ar como aproximadamente igual a 1.
Dispersão Luminosa
A luz branca é formada pela reunião de numerosas radiações coloridas que podem ser separadas com o auxílio de um prisma, formando uma imagem conhecida como espectro. Do ponto de vista estritamente físico, o espectro é formado por um número infinito de cores. A