Reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação
Para McCormack (1984) diz que o tempo em si – ou o passar do tempo – poderá representar o seu mais valioso aliado no processo de negociação. A ansiedade e o desejo de ver o negócio realizado levam a um comportamento hipercinético. O negociador necessita tempo para conhecer a outra parte, para obter informações, para negociar e precisa conhecer bem o seu tempo limite e, se possível, o tempo limite da outra parte.
Disponível em:
Segundo David Berlew: "Negociação é um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.”
Negociação no mundo empresarial. Disponível em: José Pedro B. de Assis.
Entende que negociação e uma atividade humana facilmente inidentificável que ajuda as pessoas a atingir metas e solucionar problemas.
RICHARD SHELL. Disponível em: < http://www.cepefim.org.br>
Patton sugere um modo diferente de negociar, ou seja, quatro técnicas de negociação separem as pessoas do problema, concentre-se nos interesses, e não nas posições, invente opções de benefícios mútuos, insista em critérios objetivos.
BRUCE PATTON. Disponível em: < http://www.valoresreais.com>
Resposta Passo 3:
Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você?
A utilização das técnicas de negociação dentre as pessoas próximas em certas ocasiões pode ser favorável, por se tratar de pessoas conhecidas é possível traçar um planejamento voltado para o perfil em que será feito o processo de negociação. Em contrapartida, geralmente quando algumas pessoas têm certos laços afetivos, acaba confundido o lado familiar com o profissional e devido a isso a consequência de uma negociação pode ser um conflito.
O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém