Reflexão sobre vida de inseto
"Vida de Inseto", observamos e definimos que seria estratificação por casta e não sociedade por estamento.
O filme, vida de inseto, está de fato nos transmitindo a mensagem de uma monarquia, que há um ser superior, que comandava todas as classes inferiores. Que no filme era a rainha e seus operários. Neste caso, esta nítido para nós, que, Casta, um dos termos da estratificação social, se engloba adequadamente neste filme, pois, é demonstrado filiação da rainha para sua filha. Como na casta, sua classe é definida desde quando você nasce até o ultimo dia de sua vida definindo a classe e o trabalho, por isso a sucessão. No filme, a princesa se encanta por um operário, que na estratificação por casta, não é permitida a mobilidade inter casta, o único caso disto ocorrer é quando este membro é órfão, vivida ou mulher abandonada Ou por outras palavras, membros sem pátria, mais este ocorrido é muito raro de acontecer devido a estratificação social ser muito rígida, e cidadão sem classe é nada mais do que a pior posição do sistema.
Depois de nossa percepção de que o filme Vida de Inseto, seria estratificação por casta, não houve sombras de duvidas de que, Sociedade por Estamento que é baseado na deviam por religião, não formaria o quebra-cabeças, pelo fato de não haver religião alguma no filme. Mas, se as formigas se casassem ou o Flik ter sido honrado por ter salvado o formigueiro, dai sim poderíamos ter estamento.
CONCLUSÃO:
Nossa conclusão do filme "Vida de Inseto", perante a sociedade das formigas é que elas vivem em um sistema de estratificação, casta, que por fim visa a definição de classe por nascimento e não tem mobilidade alguma, e que casamento apenas por classes semelhantes, vetando a possibilidade de ser estamento.