Reflexão sobre Ortografia
O ensino da ortografia no 3º- ano do 1ºciclo: o que devemos propor aos alunos no “último’’ ano de alfabetização?
Entendemos que o estudo da ortografia se faz necessário durante o processo de alfabetização dos alunos dos 3º- anos do ensino fundamental do primeiro ciclo. Nesse sentido, o estudo caminha para o aprofundamento do ensino de ortografia de maneira em que os alunos participem de debates produtivos, para que haja uma maior compreensão no sentido organização gramatical e regras que existem na Língua Portuguesa.
Considerando-se que a norma ortográfica do português está constituída por casos de regularidades e irregularidades na relação entre sons e letras. As correspondências regulares são aprendidas a partir da compreensão dos princípios gerativos da norma, isto é das regras. Enquanto que, as correspondências irregulares geralmente só serão aprendidas a partir do uso do dicionário, ou seja, da memorização.
Segundo Ferreiro e Teberosky existem três subdivisões para as hipóteses alfabéticas:
- Escrita alfabética sem domínio do valor sonoro convencional.
-Escrita alfabética com algumas falhas na utilização do valor sonoro convencional.
- Escrita Alfabética com valor sonoro convencional.
Essas subdivisões devem ser consideradas, porque pesquisas mostram que o processo de reflexão ortográfica se dá de forma gradativa. O fato de a criança dominar determinada regra não implica o domínio de regras semelhantes, pois existe uma complexidade distinta entre regras de um mesmo tipo, ou seja, algumas são mais fáceis de serem aprendidas do que outras.
Diante do exposto, devemos levar as crianças a refletirem sobre a norma ortográfica. Porém, esse trabalho deve ser iniciado quando os alunos compreendem o sistema de escrita alfabética e forem capazes de fazer a leitura de pequenos textos.
O professor deve levá-los a reflexão sobre as regras, para depois