Reflexão sobre escola
Podemos analisar está frase em dois pontos vistas distintos. A primeira seria afirmar que existe sim uma mudança grande na estrutura da educação. Em contra partida alguns aspectos podem ainda ser assistidos até os dias atuais, e creio que permanecerá, pois são eternos. A educação passou por grande processo metodológico, visto que os conceitos, formas, paisagens, modo de viver eram completamente diferente de hoje.
Mudanças aconteceram durante esses milhares de anos, pois questionamentos eram outros, a ciência ainda não tinha se desenvolvido como vemos hoje, as pessoas tinham religiões que já se extinguiram. Existiam prioridades para cada contexto, e essas prioridades eram levadas em consideração em cada forma de educar.
O segundo ponto, que talvez seja ao que autor se refere, é essencialmente ao ato de educar. Podemos destacar como ponto de partida a educação familiar, a aprendizagem elementar oferecida pela família é o primeiro passo para uma aprendizagem sistematizada, e essa característica educacional esta inserida praticamente em todas as sociedades que existiram e que existem, variando apenas suas formas e conteúdos de acordo com a necessidade, costumes e cultura de cada povo.
Uma segunda questão seria a relação professor-aluno, uma relação muito complexa, pois vai além de metodologias, sistematizações e teorias. Acredito que passe pela filosofia, amor e dedicação. Podemos comparar esta relação como uma pedra bruta, que tem seu valor, mas precisa de algo e/ou alguém para se lapidada e mostrar sua beleza e seu esplendor. O professor como facilitador da aprendizagem está inserido em todas as épocas de uma forma ou de outra. Dizem que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, mas, começando entender um pouco mais sobre educação, vejo grande probabilidade de esta também ser uma das profissões mais antigas.
Os gregos e os romanos tinham a consciência de que era preciso educar suas crianças pra que eles se tornassem cidadãos autônomos e