Reflexão sobre: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas.
Centro de Educação
Departamento de Metodologia da Educação
Reflexão sobre: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e Africana.
João Pessoa
Dezembro 2014
Aricellys Lopes
Janicleia Assis
Nahyara França
Priscila Cavalcanti
Stéfany Montenegro
Trabalho apresentado à disciplina: Organização e Prática do Ensino fundamental, por orientação da Profª: Maria Emilia Sardelich do Curso de Pedagogia, como exigência de avaliação parcial do Período 2014.1
João Pessoa
Dezembro 2014
Reflexão sobre: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas.
Através dos estudos realizados sobre, a Resolução n° 1, de 17 de junho de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana foi possível compreender que a Educação é direito do sujeito, como também a transmissão de conhecimentos e atitudes que visam formar um cidadão capaz de viver na sociedade em que esta inserindo. No caso desta diretriz seria também a transmissão de conteúdos que favorecem e fortalecem a aceitação e incorporação da cultura afrodescendente e africana no cotidiano escolar e na vida como todo do cidadão. Sendo assim a educação étnica racial existe para que possamos entender e levar para vida a importância das ideias e ideais da cultura africana e afrodescendente para sociedade brasileira como um todo. Sobre isto o inciso 1 do artigo 2º da referida diretriz nos diz que :
§ 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os