Reflexão filme olhar estrangeiro
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE-IMS
CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA – IMS
DOCENTE: RAQUEL SOUZA
DISCENTE: CLEILIANY ARAÚJO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
Reflexão sobre a identidade brasileira a partir do olhar estrangeiro
Olhar Estrangeiro (2006) é um documentário dirigido por Lúcia Murat sobre a forma como o Brasil é representado em filmes estrangeiros. Através deste ela tenta buscar quem criou essa imagem do Brasil que é veiculada no cinema estrangeiro, ao mesmo tempo em que tenta desconstruir essas idéias generalizadas e muitas vezes fantasiosas. Nesses filmes é possível perceber uma visão de um Brasil cheio de estereótipos e generalizações onde as mulheres são retratadas quase sempre como “mulatas” com formas avantajadas extremamente sensuais e que vivem em praias e exibem seus corpos sem a menor cerimônia e os homens como sedutores e portadores de uma malandragem em que sempre arruma jeito para tudo. Além disso, a cultura e os costumes brasileiros são retratados como exóticos e selvagens.
O mais surpreendente ou talvez o mais espantoso é que esses filmes foram produzidos sem que seus responsáveis nunca estivessem vindo ao Brasil ou quando vieram, foram de forma rápida, ou seja, os produtores desses filmes mesmo desconhecendo a realidade brasileira não se preocuparam em reproduzir uma visão deturpada do Brasil, o que denota uma falta de consciência e respeito do cinema estrangeiro para com o país.
O pior é que a partir da veiculação desses filmes no espaço estrangeiro as pessoas nascidas em outros países e que nunca estiveram aqui passam a conhecer e a reproduzir os estereótipos difundidos por essas obras. Prova disso é que quando entrevistados por Lucia Murat essas pessoas repetem esses clichês de que o Brasil é um país onde as mulheres são muito sensuais e liberais, os homens são sedutores sem escrúpulos e todos vivem em praias ou florestas em situação de uma constante felicidade, entre outros. A partir dessas