Reflexão do livro Cultura um conceito antropológico
De acordo coma s ideias apresentadas na parte inicial, Concordo com a visão do autor de não achar satisfatório os conceitos dos determinismos biológico e geográfico para responder o dilema: “a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana” (pág.:10), mas acredito que não são totalmente descartáveis, uma vez que também influenciam, na minha opinião, a diversidade cultural. Um exemplo é uma comunidade de pigmeus ou anãos que vão ter sua cultura ou sua participação cultural diferenciadas das pessoas com uma maior estatura, e isso é influenciado biologicamente. Além disso, uma sociedade num clima predominantemente mais frio, terá costumes e maneiras de se vestir diferente de uma que viva num lugar mais quente.
Na segunda parte do livro, é interessante como o autor trata o etnocentrismo, ao mesmo tempo que o mostra como uma tendência de cada cultura: “O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão”(pag.:74), também deixa claro as consequências negativas “
Um outro exemplo são as agressões verbais, e até físicas, praticadas contra os estranhos que se arriscam em determi-nados bairros periféricos de nossas grandes cidades.”(pág.:75) , logo, acredito que a visão relativista seja a mais coerente e menos egoísta por aceitar cada cultura.
Outra coisa que