Reflexão artigo obesidade
O estudo em que foi baseado este artigo foi feito com 41 sujeitos sendo 15 do sexo masculino e 26 do sexo feminino de diferentes classes sociais do Distrito Federal. A obesidade na visão contemporânea seria uma doença crônica multifatorial, que é o acúmulo de gordura nos tecidos adiposos, e pode acarretar em várias outras doenças, sendo essas diabetes e problemas cardiovasculares, suas causas variam desde genéticas às condições ambientais do indivíduo, além das complicações físicas vemos entre os obesos diversos problemas psicológicos, e dificuldade na interação social, a obesidade é considerado hoje um problema de saúde pública tendo intenso crescimento entre crianças e jovens, de acordo com Fisberg (1995) esse quadro atinge na sua maioria esse grupo, por ser na idade da infância em que desenvolvemos a maioria das células adiposas. Por consequência a maioria das crianças obesas, tornam-se adultos obesos, sendo mais propensos a desenvolver problemas de saúde dos que se tornam obesos depois da idade adulta.
Podemos Citar entre os grandes fatores contribuintes para a obesidade na infância, maus hábitos alimentares, propensão genética, e por final a consequência do mundo moderno, as comidas industrializadas, que são altamente propagadas pelas mídias. Há também os fatores psicológicos onde crianças são ensinadas a ter comida como recompensa, e ocasiões festivas aonde são comemoradas com comida.
Nos últimos estudos sobre a obesidade infantil foi observado que a obesidade vem acompanhada de diversos transtornos psicológicos, sendo esta o sintoma mais comum da depressão infantil. No mundo moderno, temos vendidos pelas mídias, o padrão de beleza, que seriam pessoas magras, fazendo assim os obesos se sentirem cada vez mais baixa estima e excluídos da sociedade, que trazem dentro de si, dor e sofrimento.
Os obesos desde sua infância são ensinados a usar a comida como alívio para suas frustrações sociais e pessoais, Sofridas pelos preconceitos e