Reflexos
Departamento de Ciências Fisiológicas
Aqueles que se enamoram da prática sem teoria são como navegadores que entram em um navio sem leme nem bússola, que jamais têm certeza para onde caminham. Sempre a prática deve ser edificada sobre a boa teoria. LEONARDO DA VINCI
AULA PRÁTICA - AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS NO HOMEM I. INTRODUÇÃO Um mecanismo reflexo está constituído por um órgão receptor , um órgão efetor e algum tipo de rede de comunicação entre ambos. A ação reflexa se inicia por um estímulo de entrada , e tem como resultado uma resposta de saída. O reflexo vai desde a sua concepção mais simples (reflexo monossináptico- segmentar ) até os complexos reflexos (polissinápticos supra-segmentares) que envolve a participação dos centros superiores. Assim, vamos encontrar no SN um cem número de arcos reflexos Os reflexos podem acontecer desde aqueles envolvidos com o meio externo (vida de relação) quanto reflexos viscerais, envolvendo os órgãos internos e que envolvem o sistema nervoso autônomo. Os reflexos podem ser classificados como reflexos somáticos superficiais e profundos e reflexos viscerais.
Uma das características do reflexo é sua localização perfeita e sempre uma mesma resposta para o mesmo estímulo (o reflexo é uma resposta esterotipada).
OS ALUNOS DEVERÃO DIVIDIR-SE FORMANDO GRUPOS DE 5 ALUNOS E CADA GRUPO DEVERÁ REALIZAR AS MANOBRAS SUGERIDAS SEGUNDO O ROTEIRO APRESENTADO. ATENÇÃO: IMPORTANTE LEMBRAR QUE A INTENSIDADE DA RESPOSTA VARIA DE UMA PESOA PARA OUTRA E QUE SEMPRE DEVEMOS ATENTAR PARA SIMETRIA.
2. MATERIAL
LANTERNA CLÍNICA
RÉGUA 30cm
A EXPLICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE SERÁ DADO NO DIA DA PRÁTICA
2. AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS PROFUNDOS
2.1 - REFLEXO MANDIBULAR: ESTANDO O PACIENTE COM A BOCA ENTREABERTA COMO MOSTRA A FIGURA, O REFLEXO É DESENCADEADO QUANDO O EXAMINADOR PERCUTE O SEU PRÓPRIO POLEGAR COM O AUXÍLIO DO MARTELO POSICIONADO SOBRE A REGIÃO DENOMINADA
DESCREVER A RESPOSTA OBSERVADA
3. AVALIAÇÃO