Reflexos que tiveram o brasil com a crise de 1939-30
Crises no capitalismo o obriga a se corrigir e com isso o torna mais forte o que lhe confere um carater evolutivo que nem um outro sistema tem. Estas mesmas crises são oportunidades para outros players não só nos EUA, mas no mundo inteiro (chineses e brasileiros que não me deixam mentir). Portanto o que está acontecendo são reflexos de erros cometidos desde 11/09/2001 e excessos por parte de grandes conglomerados financeiros e especuladores que atual em âmbito global. A ausência de um posicionamento regulador e fiscalizador por parte de governos (americano e europeus), assossiado a uma postura incompetente de agências de rating que não foram capazes de prever que isso poderia acontecer acabaram por corroborar com tal situação que felizmente, aconteceu nos EUA e Europa, mercados com relativa credibilidade e com bilhões de dólares a serem gastos para recuperar suas economias. Se tal crise tivesse dado início na China a situação poderia estar muito pior.
Esta cri´se é a pior deste 1929, mas não creio num novo "crash" aos moldes daquele ano, estamos muito mais preparados hoje que àquela época.
Na verdade o Brasil é sim atingido por tal crise, no entanto num ritmo bem menor do que as crises no passado (apesar da intensidade dessa ser muito maior). Isso ocorre por uma infinidade de razões que em conjunto corroboram para o distanciamento de nossa economia da atual crise, algumas dessas razões são históricas outras mais atuais. Algumas conjunturais outras mercadológicas. Enfim, vamos a alguns exemplos:
Historicamente falando, desde que Itamar Franco montou a equipe econômica responsável pelo que viria ser o Plano Real, o Brasil finalmente entrou num caminho coerente e correto. Com o advento do Plano Real veio a