Reflexologia
CONSIDERAÇÕES GERAIS
O corpo possui dois centros de controle (coordenação), um de resposta rápida – o sistema nervoso – e um que faz ajustes mais lentos mas não menos importantes para manter a homeostase – o sistema endócrino. O sistema nervoso apresenta três funções básicas: 1ª. Ele sente as alterações (estímulos) dentro do corpo (meio interno) e no ambiente externo (meio externo) – função sensitiva. 2ª. Ele analisa a informação sensitiva, armazena uma parte dela e toma decisões sobre os comportamentos apropriados – função integradora. 3ª. Ele responde aos estímulos iniciando a ação em forma de contrações musculares ou secreções glandulares – função motora.
O ramo da ciência médica que lida com o funcionamento normal e distúrbios do sistema nervoso são denominados neurologia
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nervoso tem duas divisões principais: Sistema Nervoso Central (SNC)à que consiste do encéfalo e medula espinhal. Sistema Nervoso Periférico (SNP)à consiste de nervos cranianos, que se originam no encéfalo, e nervos espinhais que emergem da medula espinhal. Esses nervos conduzem os impulsos para dentro e para fora do SNC.
O sistema nervoso consiste de apenas dois tipos de células: neuroglia e neurônios.
A neuroglia serve para sustentar e proteger os neurônios.
Os neurônios conduzem impulsos de uma parte do corpo à outra e em todas as funções especiais, como pensamento, o controle da atividade muscular e a regulação das glândulas.
MEDULA ESPINHAL
Está localizada no canal vertebral da coluna vertebral. O comprimento da medula espinhal do adulto varia de 42 a 45 cm, que se estende do forame magno do osso occipital à parte superior da segunda vértebra lombar.
FUNÇÃO:
Conduzir os impulsos sensitivos da periferia ao encéfalo, e conduzir os impulsos motores do encéfalo à periferia do corpo.
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000
Na medula, a substância