Reflexologia na Russia
Exercendo um importante papel no desenvolvimento científico de meados do século XIX até a década de 1940.
Período marcado pela extrema efervescência política.
Foi um período marcado pela extrema efervescência política do então Estado czarista russo, que culminou com a implantação do Estado socialista em 1917.
Dentre os numerosos pesquisadores empenhados na fisiologia dos reflexos pode-se destacar a influencia de três na historia da psicologia moderna:
* IVAN MICHAJLOVIC SÉCHENOV (1829-1905) – considerado o iniciador da fisiologia Russa
* IVAN PETROVICH PAVLOV (1849-1936) - fisiologista que criou o conceito de reflexo condicionado
* VLADIMIR MICHAILOVITCHN BEKHTEREV (1857-1927) – Psiquiatra e fisiologista, responsável pela aplicação do conceito de reflexo condicionado ao estudo de reflexos motores.
IVAN MICHAJLOVIC SÉCHENOV (1829-1905)
Séchenov foi o primeiro representante desta escola Russa.
Foi aluno de Helmholtz e de Dubois-Reymond em Berlim, e por volta de1862 ele estudava no laboratório de Claude Bernard, em Paris, onde ele demosntrou que um cristal de sal ou uma corrente elétrica aplicada à ponta da espinha dorsal de uma rã inibe reflexos da espinha. O experimento de Sechenov era uma demonstração clássica de que o centro superior de atividade inibia um centro inferior.
Esse modelo hierárquico da atividade nervosa foi fundamental para as teorias de Pavlov (que falaremos a seguir)
1863 – teve origem as obra de maior importância chamada Reflexos do Cérebro (Refleksy golovnogo mozga) que teve sua publicação adiada pois as autoridades eclesiásticas temiam que a obra, escrita com clareza, fosse lida pelo público e com isso prejudicasse a fé das pessoas.
Uma das principais idéias defendidas e estudadas por Séchenov era que a vida psíquica não era independente do corpo, mas somente uma função do sistema nervoso central, principalmente do cérebro.
Séchenov argumentou que todos