reflexo
Autor(es): Mur E, Schmidseder J, Egger I, Bodner G, Eibl G, Hartig F, Pfeiffer KP,
Herold M.
Periódico: Forsch Komplementarmed Klass Naturheilkd. 2001 Apr;8(2):86-9
Local: Universitatsklinik fur Innere Medizin, Innsbruck, Osterreich. 35
Tipo de publicação: Clinical Trial / Randomized Controlled Trial
Objetivo: Investigar se é possível obter alterações no fluxo sanguíneo intestinal através da Reflexologia Podal.
Método: 32 indivíduos saudáveis (19 mulheres e 13 homens) foram randomicamente alocados em grupo tratamento e grupo placebo. Os indivíduos do grupo tratamento receberam massagem nos pés nas zonas reflexas do intestino, e o grupo placebo recebeu massagem em zonas reflexas não relacionada ao intestino. A velocidade do fluxo sanguíneo, o pico de velocidade da pressão sistólica e o final da pressão diastólica dentro da artéria mesentérica, assim como o índice de resistência como parâmetro da resistência vascular foram calculados em todos os indivíduos antes, durante e após a intervenção.
Resultados: Durante a intervenção, os indivíduos do grupo tratamento apresentaram uma significativa redução no índice de resistência (p=0,021), sugerindo um aumento no fluxo sanguíneo na artéria mesentérica superior e sistema vascular subordinado. Em contraste, no grupo placebo, não houve alterações significativa no índice de resistência.
Conclusão: A redução no índice de resistência observada no grupo tratamento oferece suporte de que a reflexologia podal melhora a circulação sangüínea nos órgãos, quando são estimulados suas respectivas zonas reflexas, ao menos durante a terapia.
9.4 The effects of foot reflexology on anxiety and pain in patients with breast and lung cancer (Efeitos da massagem nos pés na