Reflexo inato
Comportamentos reflexos inatos: exemplos = quando o médico bate o martelo no joelho de um paciente, o músculo da coxa contrai-se (você dá um chute no ar); quando a luz incide sobre sua pupila, ela se contrai; a sucção do bebe, etcs..
O que há em comum nesses exemplos: há sempre um alteração no ambiente que produz um alteração no organismo (no corpo do indivíduo)
Todas espécies animais apresentam comportamentos reflexos inatos.
Esses reflexos : são uma preparação mínima que os organismos tem para começar a interagir com seu ambiente e para ter chances de sobreviver.
Repertório comportamental : comportamentos de um organismo ,de animais humanos e não humanos, desde o seu nascimento (até mesmo na vida intra-uterina), por isso são chamados reflexos inatos.
Reflexo: * no cotidiano termo usado como sinônimo de resposta, aquilo que o organismo fez; ***em psicologia ( no conceito comportamento reflexo) o termo reflexo se refere a uma relação entre o que o individuo fez e o que aconteceu antes de ele fazer.
Portanto, reflexo ( em psicologia)= uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre o organismo e seu ambiente.
Reflexo, estímulo e resposta
Comportamento reflexo:
** Estímulo: é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente
**Resposta : é uma mudança no organismo
**Reflexo: relações entre estímulo e resposta que especificam que determinada mudança no ambiente produz determinada mudança no organismo.
Reflexo; é uma relação entre estímulo e resposta na qual o estímulo elicia a resposta.
Símbolos da interação organismo-ambiente;
S (estímulo) R (resposta) “seta” ( relação entre estímulo e resposta)
Quando a análise comportamental envolve dois ou mais reflexos, é comum haver índices nos estímulos ( S1, S2, S3) e nas respostas ( R1, R2, R3)
Representação do reflexo patelar :
Onde S é o estímulo (batida de martelo no joelho) e R é a resposta (flexão da perna) . A seta significa que o estímulo produz