Reflexao terapeutica
O erro terapêutico é algo que pode acontecer a qualquer profissional de saúde, devido a um erro de leitura, à não confirmação da medicação ou da pessoa ou simplesmente devido a uma distracção, caso o profissional não esteja com atenção no que está a fazer. Neste caso aconteceu comigo e é essa a razão da realização desta reflexão.
Descrição da Situação
Durante o turno da tarde, cerca das 19 horas, fui com a enfermeira que me está a orientar administrar enoxaparina a um senhor, como fui eu a administrar expliquei o procedimento à enfermeira e seguir ao qual administrei. Seguidamente, perguntei à enfermeira se poderia ir administrar outra enoxaparina à senhora que se encontrava no quarto do lado. A enfermeira disse-me que podia ir administrar. Então peguei no tabuleiro onde estavam as coisas preparadas, a seringa com a enoxaparina, compressas e desinfectante e dirigi-me ao quarto. Na embalagem da enoxaparina encontrava-se escrito o número da cama. Eu entrei no quarto, dirigi-me à cama e falei com a senhora, disse-lhe que ia administrar e que seria na barriga. Como tal, destapei a senhora, desinfectei o local de administração, e administrei o fármaco. Quando eu estava a acabar de administrar, a enfermeira que me esta a orientar entrou no quarto e perguntou à senhora da cama do lado se já tinha feito a medicação. Nesse momento eu apercebi-me de que tinha cometido um erro e administrado a medicação à pessoa errada.
Esta senhora tinha sido submetida a uma CVL e apresentava um dreno funcionante de líquido hemático.
Sentimentos e Pensamentos
No momento em que me apercebi que tinha errado na pessoa a que devia administrar a medicação entrei em pânico. Pânico pelo erro que tinha acabado de cometer, pânico pelo que podia acontecer à senhora e penico porque sei que um erro terapêutico pode levar a que chumbe o estágio.
O erro que cometi fez-me pensar nas duas semanas de estágio que já tive e perceber que tenho que estar mais concentrada no que