Reflex o cr tica
“A educação não pode ser um depósito de informações do professor sobre o aluno. (...) Ensinar não é transmitir conhecimentos, conteúdos.” (FREIRE, 1987).
A obra de Rubem Alves é uma crítica ao ensino tradicional, de transmissão bancária, onde o professor fala e o aluno copia, sem que haja nenhuma interação e troca de conhecimentos entre aluno e professor.
O livro aparentemente infantil, pode dar a impressão que é destinado ás crianças, mas ele nada mais é do que um livro de crianças escrito para os adultos. Um livro para conduzir o pensar sobre a pedagogia Diretiva, de modo que se reflita sobre a abordagem de ensino-aprendizagem que ainda vigora e permeia nas escolas até hoje.
Felipe um garoto sonhador e apaixonado por pássaros é o protagonista da história, ele acredita que “só por meio da escola a criança pode se tornar uma pessoa de verdade" devido ao ensinamento de seus pais, que fazem uma analogia com a história do boneco “Pinóquio” de Carlo Collodi (1883), que se ele não frequentar a escola se tornará um burro igual ao personagem e jamais se tornará gente de verdade.
Mas ao ingressar à escola vê que seu desejo de obter respostas para suas perguntas, que sua bagagem e seus sonhos, não seriam levados em conta ali. Agora o que importava era o que o cronograma do professor julgava importante.
Rubem Alves critica a falta de sensibilidade do sistema educacional ao negar aos estudantes o direito a realizarem seus sonhos, de crescerem, de como a descoberta na escola fez Felipe, antes uma garoto sonhador, se ver como um pássaro engaiolado, impedido de cumprir seu papel fundamental: alçar voos maiores.
Ele defende, uma educação menos rígida, menos “engaiolada”, ou seja que não se restrinja unicamente à sala de aula, que inicie dentro de casa, com pais responsáveis que não criem expectativas na criança de que a escola “sabe tudo”, detentora de todas as respostas, porque o conhecimento não se encontra apenas na