Refinarias de Iniciativa Privada
REFINARIA DE PETRÓLEO DE MANGUINHOS S.A. - Rio de Janeiro/RJ
A refinaria iniciou suas operações em 14 de Dezembro de 1954 durante a campanha "O petróleo é nosso". Em 1998 a companhia argentina Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) passou a dividir o controle com o Grupo Peixoto de Castro. Com a fusão da YPF com a Repsol, em 1999, a refinaria passou a ter parte do seu controle como sendo da nova companhia Repsol YPF. Existiu um projeto em 2007 para a produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado, não sendo implementado. Em 17 de Dezembro de 2008 o Grupo Andrade Magro, através da Grandiflorum comprou o controle acionário da refinaria por 7 milhões de reais.
Em 2008, Manguinhos foi adquirida pelo Grupo Andrade Magro, através da Grandiflorum Participações. Com a compra, o Grupo também adquiriu suas subsidiárias Manguinhos Química e Manguinhos Distribuidora. E, de imediato, reiniciou os projetos da Refinaria.
Seus principais produtos são gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo, e óleos combustíveis, além de comercialização e distribuição de derivados de petróleo.
Encontrou-se com a produção paralisada desde agosto de 2005 operando apenas com compra e venda de derivados. Em 2008 foi adquirida pelo Grupo Andrade Magro, através da empresa Grandiflorum Participações.
REFINARIA DE PETRÓLEO RIOGRANDENSE S.A. - Rio Grande/RS
A Refinaria (ou Destilaria) Riograndense de Petróleo é uma refinaria de petróleo brasileira, estrategicamente localizada na fronteira com Argentina e Uruguai), na cidade de Uruguaiana, no estado do Rio Grande do Sul. Construída em 7 de setembro de 1937 foi a primeira refinaria de petróleo a ser construída no Brasil .
A Refinaria Riograndense de Petróleo foi elaborada por um grupo de empresários brasileiros, uruguaios e argentinos, entre eles Eustáquio Ormazábal, João Francisco Bastos Tellechea e os argentinos Raul Aguiar e Manuel Morales.
Utilizando método simples de