REFEXAO SOBRE o artigo: Manual Não, Metodologia Sim! A instrumentalidade no trabalho com famílias
693 palavras
3 páginas
REFEXAO SOBRE o artigo: Manual Não, Metodologia Sim! A instrumentalidade no trabalho com famíliasTrabalho feito com objetivo de compartilhar opiniões, na atuação do Assistente Social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais no atendimento as famílias.
Uma das razões apresentadas no texto é a ansiedade nos atendimentos do Assistente Social que não remonta da atualidade, pois o texto de Yolanda Guerra “Fetiche dos Instrumentos” data de 1995, a busca de formulas para este trabalho, pois o assistente social após a graduação tem a sensação de não estar preparado para atuar, principalmente em relação a implantação de políticas.
Segundo este trabalho a totalidade do “saber fazer” no espaço da metodologia do trabalho social representa apenas “fragmentos metodológicos”, muitas vezes incoerentes com a realidade, que reforça a ideia da clássica frase “Na pratica a teoria é outra”. Noção equivocada, que demonstra que as questões ainda necessitam de reflexões e formação continuada.
A contribuição deste texto traz elementos na relação ao uso de instrumentos e técnicas de intervenção do fazer do Assistente social, como a importância da clareza de metodologia a ser utilizada na intervenção. Explica a metodologia como um arsenal de técnicas e instrumentos, mas que vai alem disso, como a escolha de caminhos a serem traçadas no atendimento, a compreensão de que toda ação profissional deve ser perpassada pelas dimensões ético-politica, teórico metodológica e técnico-operativa para sua devida efetivação.
A dimensão ético-politico, “O que fazer?” diz respeito à ação de intencionalidade atenta para todas as condições objetivas e subjetivas, responde profissionalmente as razoes e vontade da ação, uma base que explica e interpreta a sociedade.
A dimensão teórico-metodologica, o “Para que Fazer”? analisa a realidade, entende e interpreta os vínculos das coisas entre si ”teoria que informa a pratica” (Marx).
E a dimensão técnico-operativa (Como Fazer?), possibilita a finalização