Referências bibliográficas livros
Autor Primeiro o sobrenome todo em maiúscula e depois o nome normal. Quando for Júnior, Filho, Sobrinho, Neto, colocar o sobrenome que vem antes deste título. Quando o autor é muito conhecido por outro sobrenome sem ser o último, colocar o mais conhecido. Se tiver até três autores pode por os três, separados por ponto e vírgula. Se tiver mais que três pode por o primeiro ou escolher o mais conhecido, seguido da expressão “et al”. Quando o autor for desconhecido, ou não estiver clara a autoria, entra-se direto com o título com a primeira palavra em maiúsculo. Título Destacado em negrito, sublinhado ou itálico – a primeira letra maiúscula e o resto normal.
Subtítulo,se tiver, e não precisa ser destacado. Edição
número da edição, a partir da segunda, seguido de ed. Local da Publicação
nome da cidade onde o livro foi impresso (onde se localiza a editora). Se a cidade for desconhecida ou tiver mais que uma com o mesmo nome, colocar as siglas do Estado. Editora Só o nome principal, sem precisar por Editora ou Edições ou Ltda. ou S.A. Data A data da publicação do livro (referente a sua edição) deve ser indicada em algarismos arábicos. Coleção ou Série Se o livro fizer parte de uma série ou coleção, esta deve ser indicada entre parênteses logo após a data.
Se tiver o número da série, este deve ser indicado depois do nome desta. Exemplos de Referência Bibliográfica de Livros: CALABRIA, Carla Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, história e produção. São Paulo : FTD, 1997. (Arte Brasileira, v. 1) ERNST, Bruno. O espelho mágico de M.C.Escher. Singapura : Evergreen, 1991. GRANDE Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo : Nova Cultural, 1998. KINGFISHER. Enciclopédia de animais ilustrada. Erechim, RS : Edelbra, 1992. NICOLA, José de. Língua, literatura e redação v. 1. 10 ed. ver. e ampl. São Paulo: Scipione, 1995. OLIVEIRA, Zilma de Moraes de et al. Educação infantil: muitos olhares. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.