Referencial Teórico
PROFESSORA: Michelle Dutra Santana
REFERENCIAL TEÓRICO
1. RESUMO
O presente trabalho apresentará o papel do gestor na organização. Algumas das estratégias que ele deve usar para conduzir seus colaboradores aos melhores resultados nas organizações, obtendo assim vantagem competitiva para a empresa, assegurando o desenvolvimento da empresa.
É sabido que atualmente o maior patrimônio das organizações não é mais as máquinas, mas as pessoas, pois são elas que pensam sobre determinadas demandas e, portanto, fazem a diferença para a competitividade organizacional. Neste sentido, o papel do gestor de recursos humanos ou de pessoas, é facilitar e favorecer o desenvolvimento humano. Se o ser humano se desenvolve a tendência é que ocorra o mesmo com a empresa, pois lhe é agregado mais conhecimento, habilidades e atitudes, ou seja, o indivíduo torna-se mais competente e assertivo para com o seu trabalho.
Para que o colaborador se desenvolva em uma organização, o gestor de pessoas deve estruturar suas ações de modo que os colaboradores tenham as ferramentas básicas para alcançar a melhor produtividade e encontrar satisfação naquilo que faz. Funcionário feliz e competente é funcionário que contribui para o seu próprio crescimento pessoal e organizacional. Lembrando que, mesmo que motivação seja um processo interno, não podendo ser imposto, o gestor de pessoas pode facilitá-la, lutando por benefícios, por um ambiente seguro e harmonioso, acompanhamentos e feedbacks, bem como treinamentos mais assertivos. Fisher (2002) faz um apontamento interessante sobre a importância que é o indivíduo estar motivado, satisfeito e bem atendido, mas acrescenta que isso deixa o colaborador pronto para agir, mas não necessariamente que esteja alinhado ao objetivo da empresa. Por isso, deve-se adequar os objetivos pessoais aos organizacionais.
Em uma época de tantas tecnologias e do próprio capitalismo,