Referencial teórico de administração
2.1 Administração
2.1.1 Fundamentos da Administração
Administração consiste no ato de tomada de decisões e realização de “ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle” (Maximiano, 2000). Outras funções importantes que contribuem para a realização dos principais processos são: comunicação, participação, execução e coordenação.
A administração é o instrumento especial de uma atividade empresarial. A empresa só pode decidir, agir e comportar-se através das tomadas de decisão de seus administradores. A empresa sozinha não toma as decisões, sempre terá uma administração por trás da empresa, para que a mesma continue sempre funcionando (Drucker, 2001).
Figura 1: As funções administrativas e suas características.
FONTE: Silva, 2002, p. 10
Essas funções administrativas são atividades básicas que todo administrador deve executar de forma que alcancem os resultados esperados. Em muitos livros norte-americanos estão denominando a função direção, como liderança, contudo, deve se entender que a liderança é uma qualificação da função direção. Pois, “liderar é dirigir com qualificações de modo a tornar a função direção mais eficaz” (Silva, 2001, p.10).
“Segundo Katz, o sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é” (Chiavenato, 2003, p.03). O desempenho é resultado de algumas habilidades que o administrador possui e coloca em pratica. Uma habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de transformar conhecimento em ação, isso gera um resultado de desempenho desejado. “Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais” (Chiavenato, 2003, p.03). * Habilidades Técnicas esta envolvido ao uso de conhecimento