Referencial Teórico - Cadeia de Suprimentos
1.1 Definição de Cadeia de Suprimentos
Toda empresa seja ela de grande, médio ou pequeno porte, independente de qual segmento pertença, essa empresa possui uma cadeia de suprimentos, que é a ligação entre todas as partes envolvidas no processo que tem como objetivo atender as necessidades dos clientes.
Chopra,Meindl (2003,p.3) apresentam a seguinte definição:
Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta e indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada organização, como por exemplo, de uma fábrica, a cadeia de suprimento inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente, entre outras.
A cadeia de suprimentos tem inicio a partir da necessidade e desejo do cliente obter um produto, esse cliente procura uma empresa que possa satisfazer essa necessidade, essa empresa alimenta seu mix de produtos através de seu estoque, que por sua vez foi abastecido por um distribuidor, esse distribuidor é cliente de um fabricante, que pode depender de outros fornecedores com o de matéria-prima.
Uma cadeia de suprimentos é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, produtos e dinheiro (fundos) entre os diferentes estágios. (Chopra,Meindl, 2003,p.4). Os estágios envolvidos em uma cadeia de suprimentos executam processos diferentes, porem esse estágios interagem entre si.
O cliente é o principal elemento que compõe uma cadeia de suprimentos, o maior motivo para existência de uma cadeia de suprimentos e satisfazer as necessidades dos clientes, visando à obtenção de lucro.
Segundo Chopra, Meindl(2003,p.4).
O cliente é um componente essencial da cadeia de suprimento. O motivo principal para a existência de qualquer cadeia de