REFERENCIAL ATT Final 09
A atividade turística, de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), é considerada cada vez mais importante no mundo, em função de sua forte influência para o desenvolvimento econômico e social dos países. É um dos setores de serviços que gera grande volume de empregos, renda e investimentos, promovendo o desenvolvimento de outras atividades econômicas como transporte e comércio.
Considera-se que o turismo iniciou-se em 1841, por Thomas Cook, nomeado de pai do turismo moderno. Cook foi um dos primeiros agentes de viagens do mundo, a desenvolver a ideia de um fretamento de trem de Loughborough para Leicester com 570 pessoas. Ao comprar e revender passagens, o conceito de turismo surgiu, com a criação da primeira viagem agenciada.
Já em 1846, Cook realizou uma viagem similar de Londres para Glasgow, com 800 pessoas, utilizando serviços de guias de turismo. Suas inovações marcaram a entrada do turismo na era industrial, num aspecto comercial.
Um importante pioneiro de turismo para esse projeto de Thomas, foi Bernardo de Abreu, o qual abriu uma agência, chamada Abreu, em Portugal no ano de 1940. Nessa época, havia um grande fluxo de migração de pessoas do nordeste de Portugal para a América do Sul, principalmente para o Brasil. A agência tratava de vistos, passaportes e passagens de trem e navio, facilitando, ainda mais, o processo da viagem de pessoas e também o transporte de cargas e serviço de entregas.
Em 1942 os professores da Universidade de Berna, W, Hunziker e K. Krapf, definiam o turismo como: “A soma dos fenômenos e de relações que surgem das viagens e das estâncias dos não residentes, desde que não estejam ligados a uma residência permanente nem a atividade remunerada”.
Entre 1950 e 1973, surgiu o “boom” turístico, o turismo internacional começou a crescer a um ritmo superior ao de toda a sua história. De acordo com a OMT, o crescimento da atividade turística marca claramente o turismo como um dos fenômenos