Refencias de Contabilidade
A Ciência Contábil é uma das áreas que mais oferece oportunidade para o profissional com um mercado de trabalho amplo e rentável, tendo a perícia contábil, como parte desta área.
A perícia contábil, tanto judicial quanto a extrajudicial, se tornou uma ferramenta necessária para o século XXI, pois ajustou a visão dos profissionais no seguimento e se tornando muito complexa e favorável para quando o contador precisar ter conhecimento sobre todas as áreas que afetam sua especialidade.
O perito contador pode exercer sua profissão tanto na área judicial, através de nomeação pelo juiz, quanto na extrajudicial, quando uma empresa contratá-lo. A área exige conhecimento em direto, deste modo, é preciso que sejam seguidas normas e diretrizes para que se chegue a uma conclusão válida.
O perito fica incumbido de responder as questões judiciais levantadas pelos juízes ou pelas partes dos litígios. Portanto, devem-se buscar atualizações constantes, tornando-os assim, profissionais competentes para tal função exercida, além de manter a ética e a coerência.
TEMAS E PROBLEMAS
Devido a inúmeros casos que ocorrem na Justiça como um todo, a perícia contábil se tornou um campo de atuação expressivo do contador, porém o que se percebe é, que há pouca exploração nos cursos de Ciências Contábeis e pode-se dizer que, até mesmo os próprios livros existentes no mercado sobre este assunto, não são tão buscados.
Os autores, na maioria das vezes, contadores, estendem seus conhecimentos nos mais variáveis tópicos sobre a perícia, limitando-se quando o assunto é sobre a perícia como um todo.
Sabe-se que o contador é o profissional habilitado para exercer o papel de perito perante a Justiça sendo Judicial ou Extrajudicial, e para que esse profissional atenda essas necessidades quando solicitado, é necessário que o perito esteja devidamente preparado levando em consideração, a maneira com que o órgão se organiza e trabalha.
Diante do tema escolhido este trabalho apresenta