Reetruturação capitalista
Esta pesquisa foi elaborada para fins avaliativos do 4° Bimestre sobre o tema Capitalismo ou Socialismo sobre orientação da professora Maria Alves.
Alexânia – Go
2011
Introdução
Esta pesquisa buscará compreender a visão sociológica do Capitalismo X Socialismo e seus modos de produção.
Capitalismo ou Socialismo
Diferenças entre Capitalismo e Socialismo
Atualmente a maioria dos países adota o capitalismo. A globalização e a Era da Informação vem tornando sistema Capitalista mais dinâmico e em constante modificação. O Capitalismo apresenta algumas vantagens:
·Baixa taxa de analfabetismo;
·Elevada renda per capita;
·Elevado nível alimentar;
·Dominação econômica;
·Controle da ciência e da tecnologia, etc.
Observando os dados expostos pode-se afirmar que os países desenvolvidos ou de Primeiro mundo apresentam uma expectativa de vida excelente, enquanto isso os países em desenvolvimento, as situações vão se agravando pelo fato de haver pouca acessibilidade às condições básicas. Com o neoliberalismo vem crescendo a desigualdade social e a exclusão social.
O Socialismo continua sendo adotado em alguns países como é o caso de Cuba, que é dirigido por Fidel Castro. Analisando a teoria e levando em prática, o país acaba se tornando fechado, o povo não tem direito à democracia e também não proporciona uma qualidade de vida digna aos cidadãos como era de se esperar. Enfim quem se beneficia a maior parte das vezes é o governo e a sua cúpula. Segundo Guareschi os países que se dizem comunistas na prática, chegam a se aproximar do Capitalismo, pois em vez de lá existirem alguns que possuem os meios de produção, há só o Estado de Partido, que explora, do mesmo modo o trabalho dos trabalhadores.
Nova compreende que nas sociedades subdesenvolvidas, nas quais as injustiças sociais fazem despertarem em muitos, fortes sentimentos de indignação social, alguns procuram no socialismo um meio de resolução – e não apenas para a explicação