Reestruturação da Globo
R: As organizações Globo se compõem da integração de varias empresas que atua em diferentes setores, esse modelo de estrutura organizacional visa melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, o conglomerado adotou essa forma estrutural por dois motivos:
As organizações Globo abrangem um grande público de diversos estilos e formatos, por lidar com diferentes públicos ela precisa ter um modelo de gestão eficaz e com grande flexibilidade.
A elevada necessidade do processo de atualização nas informações é também responsável pela forma com ela é estruturada,sendo que hoje a globo utiliza de vários veículos de comunicação que vão do radio a TV, jornais a Internet.
2) Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
R: A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado, podemos dizer que houve uma departamentalização por produto por causa dos serviços oferecidos pelo grupo Globo em diversas áreas de telecomunicação e impressa, houve um achatamento vertical da estrutura e um maior controle dos processos organizacionais.
3) Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?
R: Devido ao tamanho do conglomerado forçou a divisão dos departamentos, o que possibilitou melhora em suas atividades e ocorreu a diminuição de burocracias. Do âmbito das variáveis internas podemos dizer que foram: Tamanho da organização, Dificuldade de Controle, Centralização, falhas estruturais, excesso de mordomias aos funcionários, salários altos. Já do âmbito externo podemos dizer que as variáveis foram: Mudança nos setores de mídia, Desenvolvimento de novos meios de acesso a mídia, Internet.
4) Qual é o grau de centralização que prevalece nas