Reestruturação capitalista e a crise de estados nacionais
ETAPA III DA ATIVIDADE ORIENTADA DE PSICLOGIA DA EDUCAÇÃO
LINHARES
2006
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
ETAPA III DA ATIVIDADE ORIENTADA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LINHARES
2006
ETAPA III DA ATIVIDADE ORIENTADA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A PSICOLOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Nos últimos anos o país tem entrado em uma visível crise educacional o gera inúmeras e graves conseqüências sociais, violência, marginalização, dificuldades de aprendizado entre outras, o que afeta gravemente nossa sociedade e faz com que o sistema educacional de nosso país seja um dos mais atrasados do mundo. Parece até não haver solução, mas a psicologia tem contribuído muito para a pedagogia atual e conseqüentemente para a educação de um modo geral. A expectativa sobre o futuro da educação no país é grande e a psicologia terá grande influência neste processo ela representa uma possibilidade de solução para problemas educacionais relevantes.
A escola deve ser um local agradável onde o desenvolvimento é saudável, onde são trabalhados valores morais e relações sociais, mas ocorre o contrário, escola é sinônimo de repressão, professores são vistos como inimigos e a própria estrutura da escola sofre com o vandalismo, professores sofrem com a violência e agressão por parte dos alunos. As relações existentes são muito complexas e delicadas, alunos sofrem com a relação de opressão e submissão com relação aos professores e esses sofrem o mesmo com relação ao sistema educacional, não existem limites, a desmotivação atinge os dois lados, discente e docente.
A psicologia pode não ter todas as respostas, mas tem auxiliado e contribuído muito para uma educação melhor. A psicologia voltada para a prática pedagógica fornece bases conceituais para a análise e compreensão do desenvolvimento humano no contexto sociocultural e nos