REENGENARIA
Segundo Ricardo(2015), Michael Hammer, nasceu em 13 de abril de 1948, na cidade de Annapolis, Maryland, EUA, e faleceu em 03 de novembro de 2008 na cidade de Boston Massachussetts.
Foi professor de engenharia da informática no Instituto de Tecnologia de Massachussetts, um centro universitário de educação e pesquisa privado em Cambridge.
Escreveu sua primeira publicação em 1990 para a revista americana” Harvard business review” a partir deste artigo a reengenharia se difundiu rapidamente pela Europa e nos demais continentes do mundo.
“A reengenharia é o ato de repensar fundamental e a restruturação radical dos processos empresariais que visão alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenhos, tais como custos, qualidade, atendimento e agilidade”. (MICHAEL HAMMER,1994, pág. 22)
2.1 Fundamental Segundo Hammer (1994) quando se aplica a reengenharia tem que se perguntar quais são as necessidades mais básicas da empresa, o que fazem, como fazem e porque fazem, essas perguntas forçam as pessoas a ter uma noção de como funciona as regras que regem as atividades da empresa, e frequentemente essas regras se mostram obsoletas e desnecessária.
A reengenharia mostra o que precisa ser feito e como fazer, ela não trata nada como verdade absoluta, ela exclui o que existe e se concentra no processo que irá substituir o atual.
2.2 Radical
Segundo Hammer (1994) A palavra radical significa ir a raiz das coisas e é basicamente o que a reengenharia faz, ela não trata de mudanças superficiais ou muito menos melhorias, mais sim, de uma mudança radical dos processos ao qual se escolhe aplicar a reengenharia, se descarta todas as estruturas e procedimentos existentes para inventar uma forma completamente nova de realizar o trabalho.
2.3 Drástica Segundo Hammer (1994) a terceira palavra é drástica, não se pode aplicar a reengenharia em empresas que necessitam de uma melhoria de 10% nas suas vendas ou uma redução de