Redução
Alison Ranieri2
Fernando Machado3
Rafael Magno4
Resumo
O intuito deste trabalho é realizar um estudo visando determinar o valor de RI, bem como demonstrar através da analise dos resultados de um ensaio de redutibilidade, a validade do modelo do núcleo não reagido, controlado pela reação química na superfície do núcleo, calculando o valor de k constante de velocidade da reação, e por fim calcular o valor de ko através da equação de Arrhenius.
Palavras-chave: Redutibilidade, núcleo não reagido, equação de Arrhenius
STUDY OF REDUCIBILITY TEST AND DEMONSTRATION OF THE VALIDITY OF THE CORE UNREACTED MODEL
The aim of this work is to conduct a study to determine the value of RI as well as demonstrate through an analysis of the results of the testing of reducibility, the validity of the unreacted core model, controlled by chemical reaction at the surface of the nucleus, calculating the value k constant of reaction speed, and finally calculate the value of ko through the Arrhenius equation.
Keywords: Reducibility, unreacted core, Arrhenius equation
1 Trabalho a ser apresentado à disciplina Redução dos Minérios de Ferro I - 19/11/2013
2 Aluno de Graduação de Engenharia Metalúrgica – UFF – EEIMVR
3 Aluno de Graduação de Engenharia Metalúrgica – UFF - EEIMVR
4 Aluno de Graduação de Engenharia Metalúrgica – UFF – EEIMVR
1 INTRODUÇÃO
As reações de redução vão se acelerando à medida que o minério desce no forno e aumenta sua temperatura. Idealmente o minério deve atingir a chamada “zona de reserva térmica” (ZRT) já todo reduzido a FeO (wustita), que é o limite termodinâmico nas condições reinantes na região, e isto depende da redutibilidade do minério. A ZRT é a região isotérmica do alto-forno em que a temperatura da carga é igual à do gás, e depende da reatividade do combustível: se for alto-forno a coque a ZRT