Redução emissão co2
Nome do Autor: Esmerida Saori Yano
Empresa: Toyota do Brasil Ltda
Área: Meio Ambiente Corporativo
Introdução
A preocupação com a sustentabilidade tem se fortalecido no mundo corporativo, em parte, graças aos avanços das legislações ambientais. Não se pode negar, entretanto, que, aliada aos entraves legais, a atuação ambientalmente responsável tornou-se uma condicionante para que empresas possam se permanecer competitivas no mercado. A meta para redução de emissão de CO2 nas atividades de logística é parte de uma meta global da companhia. Este trabalho sumariza parte dos esforços dedicados para esta causa.
Projetos Implantados Na Toyota - Logística Externa
Otimização e adaptação do uso de racks no transporte de peças no MERCOSUL
Alteração da altura dos racks onde as peças (eixo da Hilux e braço de suspensão inferior e superior) são armazenadas, para serem transportadas para a fábrica da Toyota Argentina, via transporte terrestre, em carretas. Com a modificação, foi possível empilhar racks a mais em cada pilha), otimizando o espaço interno no caminhão, tornando possível transportar mais peças a cada viagem. As viagens foram reduzidas de 47 para 31 carretas mensais, no rumo sul (trecho do Brasil para a Argentina, com os racks carregados com peças) e de 47 para12 carretas, no rumo norte (trecho de volta da Argentina para o Brasil, com os racks vazios). O resultado obtido com esta melhoria foi a redução de 47,9% da emissão de CO2 relativo a esta operação.
Alteração de rota de distribuição de peças para a linha de produção, do fornecedor até a fábrica
Esta melhoria consiste na revisão da rota de transporte para distribuição de peças entre o trecho “fornecedor a fábrica de Indaiatuba” e “fornecedor a fábrica da Argentina”. Modificou-se o fluxo de coleta de peças nos fornecedores, tornando-as independentes para aquelas que servem para abastecer as duas diferentes