Redução do market share dos papeis primavera
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA PESQUISA DE MARKETING PARA DECISÕES
SILVIA MARIA NOGUEIRA SANCHES
REDUÇÃO DO MARKET SHARE DOS PAPEIS PRIMAVERA
.
SÃO PAULO
2011
SILVIA MARIA NOGUEIRA SANCHES
REDUÇÃO DO MARKET SHARE DO PAPEL HIGIÊNICO PRIMAVERA
Trabalho apresentado ao Curso de graduação de Administração das Faculdades Integradas Cantareira, como requisito para avaliação da disciplina Pesquisa de Marketing para Decisões, ministrada no 6º semestre do curso.
Orientador: Prof. MSc. Wagner Fernando Turri
SÃO PAULO
2011
RESUMO
Devido à necessidade das empresas de se manterem competitivas no mercado globalizado, observa-se um aumento da exigência do desempenho dos profissionais nas organizações, que se reflete em um aumento de responsabilidade, volume de trabalho, controles, pressão por cumprimento de prazos e principalmente cobranças por resultados.
Não foi diferente com o papel higiênico Primavera, que teve seu grande desempenho nos anos 70 com propagandas até hoje lembradas por muitas pessoas, porém isto não foi o suficiente para continuar liderando o mercado consumidor.
As classes emergentes estão cada vez mais exigentes e com isso as empresas precisam estar “antenadas” e afinadas com as mutações do tempo.
Perdendo participação no mercado a Manikraft não percebeu as necessidades dos clientes em diferenciais em produtos como fizeram outras empresas, perdendo assim sua participação no mercado consumidor e buscando inovações de seus produtos para alavancar sua participação.
1) Introdução:
Redução do Market Share do Papel Higiênico Primavera
Market share: participação no mercado.
Como Kotler (2000) afirma, se as vendas de determinada empresa crescerem 5 por cento ao ano, mas as vendas do setor crescerem