Redução do IPI na Linha Branca
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Redução do IPI na Linha Branca
Porto Alegre
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 SETOR SECUNDÁRIO
2 IMPORTÂNCIA DO SETOR SECUNDÁRIO
2.2 Linha Branca
3 POLÍTICAS MACROECONÔMICAS
3.1 POLITÍCAS FISCAIS
3.1.1 IPI
3.1.1.1 Redução do IPI na Linha Branca
3.1.1.2 impactos da Redução do IPI
3.1.1.4 Contrapartida da Indústria - PRI
4 CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende mostrar quais foram às contribuições e impactos para a economia do país, proporcionados pela redução no IPI na linha branca anunciada em Dezembro de 2011.
Para tanto será identificada a política econômica aplicada, bem como os itens e percentuais de redução adotados, a fim de compreender os principais aspectos para redução do IPI, além de refletir sobre os benefícios desta redução na linha branca.
O presente artigo abordará de forma geral o setor secundário, destacando especificamente a linha branca, que são os eletrodomésticos de maior porte, utilizados para atender as necessidades básicas de uma residência. A partir do assunto principal mencionado, acrescentará as principais contribuições proporcionadas pela redução do IPI neste segmento, apontando como ações governamentais atingem a população e a economia, mostrando a importância da redução deste imposto para estimular o crescimento e o desenvolvimento do país de maneira sustentável.
2 SETOR SECUNDÁRIO
O setor secundário faz parte de um ramo de atividade que transforma os produtos do setor primário, em bens de consumo ou máquinas que tem como finalidade atender as necessidades humanas. O setor secundário agrega indústrias de todos os tipos, como frigoríficos, laticínios, fabricas de roupas, calçados e alimentos em geral, além de construções.
Em um enfoque histórico é possível analisar toda evolução do setor secundário, sendo classificadas em três períodos: artesanato, manufatura e