Redução do Consumo de Combustível dos Automóveis nas Estradas
Engenharia Automotiva
Redução do Consumo de Combustível dos Automóveis nas Estradas
Marco Aurélio da Cunha Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora;
Leonardo Araújo Serapião, Universidade Federal de Juiz de Fora;
Rômulo Silviano, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Resumo: Considerando os impactos ambientais e econômicos, nunca foi tão necessário reduzir o consumo de combustível dos automóveis, tanto quando transitando em estradas, quanto rodando no trânsito das cidades.
Essa necessidade premente surgiu devido ao grande número de automóveis existentes no país.
Ambientalmente, a redução do consumo de combustível está diretamente ligada à redução de emissões dos poluentes do ar atmosférico e dos gases do efeito estufa. Economicamente, o aumento do consumo de gasolina nos últimos anos inverteu a balança comercial historicamente favorável a esse combustível.
Atentando a esse fato, propõe-se a redução consciente da velocidade dos automóveis nas estradas, salvo quando o trafego impossibilita essa redução. Efetuando testes baseados em uma metodologia adequada, ficou comprovada experimentalmente que a redução no consumo de combustível ultrapassou os 26%, quando se percorre uma mesma distância mas com velocidade da ordem de 30% inferior que uma velocidade inicial de referência. Outro ponto de destaque na medida proposta, é o aumento da segurança para os passageiros, uma vez que todos os anos milhares de acidentes ocorrem devido ao excesso de velocidade.
Palavras-chave: automóvel, economia, combustível, sustentabilidade.
1. Introdução
Considerando os impactos ambientais e econômicos, nunca foi tão necessário reduzir o consumo de combustível dos automóveis, tanto quando transitando em estradas, quanto rodando no trânsito das cidades.
Essa necessidade premente surgiu devido ao grande número de automóveis existentes no país. É exatamente sobre essa necessidade que atenta esse artigo, o qual